História

Embora tudo tenha começado em 1981, parece que foi ontem que, com espírito empreendedor, um pequeno grupo decidiu formar aquela que foi uma das empresas pioneiras, quer na produção de software próprio, quer na prestação de serviços técnicos.
Eram tempos de grande incerteza, em que quase tudo era desconhecido, quase tudo era arrojado, mas eram também tempos em que “de pouco” se fazia muito.
Conjugar os limitados meios com necessidades de cada atividade era um desafio constante.
Pelo caminho, assistimos, no início dos anos 80, ao início da era da computação empresarial, onde apenas as empresas mais audazes se atreviam a investir em equipamentos extremamente limitados, lentos, pouco fiáveis, mas, ainda assim, de grande utilidade e potencial; altura em que os programas informáticos realizavam apenas tarefas rudimentares e eram alojados em falíveis cartões perfurados. Foi nesta mesma década que surgiram as primeiras disquetes, cujas capacidades de armazenamento em dupla face permitiam alojar uns fantásticos 320 KB! (uma pen de 8 GB tem um capacidade 50.000 vezes superior), criando condições favoráveis ao desenvolvimento, pela nossa empresa, de um dos primeiros programas informáticos dedicados ao registo contabilístico, o CONUINI, tendo este sido o percursor do SISPOC, em MS-DOS, e mais tarde, do SISTOC, um sistema mais moderno, desenvolvido em Windows e assente em tecnologia tão robusta que a corrupção de informação por corte na energia elétrica se tornou coisa do passado.
 
Momentos marcantes:
  • Década de 80, aposta no desenvolvimento de um dos primeiros programas de contabilidade e adoção do MS DOS, um dos primeiros sistemas operativos que permitia partilha de dados em rede;
  • Década de 90, melhor parceiro ICL durante vários anos;
  • Entre 1999 e 2000, a equipa de desenvolvimento foi reforçada com consistiram na migração para arquitetura cliente-servidor;
  • em 2000, a Sisgarbe estratifica o seu foco para o apoio aos Gabinetes de Contabilidade; 
  • Em 2001, além da necessária migração de todas as aplicações produzidas para suportarem não apenas o euro, mas a dualidade que vigorou durante alguns anos, exigiu, por exemplo, a recolha, revisão, e entrega de mais de 30.000 formulários em tempo recorde. Foi também neste ano que a empresa deu início ao desenvolvimento do SISCALC, um dos produtos mais acarinhados pelos gabinetes de contabilidade;
  • Em 2002, a Sisgarbe torna-se parceiro certificado Microsoft;
  • Em 2006, a Sisgarbe torna-se parceiro SAGE;
  • Em 2007, Sisgarbe junta-se à Copimagem, aumentando a carteira de clientes, mas, acima de tudo, dando início à sua parceria com a PHC, que se veio a revelar como uma das decisões mais acertadas na história da empresa, aumentado de forma significativa a agilidade e flexibilidade das respostas às constantes solicitações. Foi também neste ano, que a IES foi pela primeira vez gerada a partir do SISCALC em EXCEL.
  • 2015, a Sisgarbe torna-se parceiro Inoformat e passa a dispor de uma oferta de baixo custo que finalmente veio acelerar a migração dos restantes clientes de SISCOM
  • 2016, A Sisgarbe apresenta um dos maiores crescimentos em volume negócio ocorridos nos últimos 15 anos;
  • 2017/07, A empresa aposta em formação, aumentando o número de técnicos certificados de forma significativa;
 
Em 2007, com o início da aposta na nossa parceria PHC, passámos a conseguir reponder com maior rapidez e flexibilidade às constantes solicitações, alargando de forma significativa o nosso leque de ofertas no mercado empresarial.
 
Hoje,
Temos orgulho nos inúmeros desafios já ultrapassados ao longo das últimas 3 décadas.
Nas relações de longa duração que mantivemos.
Na equipa polivalente cujas competências abrangem, desde o desenho e implementação de redes estruturadas, ao desenvolvimento de soluções empresariais adaptadas a um vasto leque de atividades.
Temos satisfação ao verificar que significativo número de clientes nos têm acompanhado ao longos dos anos, sinal da prosperidade e longevidade acima da média para ambas as empresas.
É com entusiasmo que iremos certamente continuar a abraçar novos desafios, pois de mudanças se faz a evolução da vida.


image